Aparelho de interferência em rádio-Hedy Lamarr

Escrito por:Thafnnys Mylka


                 Durante a segunda guerra mundial, foi criado o sofisticado aparelho de interferência em rádio, para despistar radares nazistas. Hedy Lamarr patenteou em 1940. 
   A ideia surgiu de uma brincadeira de piano. Lamarr brincava com o compositor George Antheil. Ele tocava e ela repetia em outra escala. Experimentando o controle dos instrumentos, tirando desse jacoso, duas pessoas podem conversar entre si mudando frequentemente o canal de comunicação, mas tem que fazer simultaneamente.
   Juntos, submeteram à inovação ao departamento de guerra norte-americano, que o recusou, em junho de 1941. Em agosto de 1942, foi patenteado por Antheil e Hedy. Na primeira versão, consistia em 88 frequências, para despistar radares, mas a ideia parecia muito difícil na época. 
   A invenção só foi concretizado em 1962, quando a tropa dos Estados Unidos passou a usar missão militar em cuba. A empresa sylvania adaptou a inovação, em 1997, quando a Electronic Frontier Foundatin deu a Lamarr um prêmio pela sua contribuição. E com esse projeto, a "Ottawa Wireless Technology" em 1998, desenvolveu o Wi-Lan. 
   Algum tempo depois, foi criado o famoso Wi-Fi com ajuda dessa invenção, e também o aparelho celular. 
   Lamarr, considerada a "mãe do telefone celular", fora casada com um fabricante de armas alemã. Se separou logo depois de reparar que ele estava envolvido com o nazismo. E nessa época, Lamarr, percebeu como era fácil a um terceiro bloquear o sinal continuo usando para o controle de mísseis. 
   Apesar dessa invenção maravilhosa, ela na recebeu nenhum dinheiro. Mas em 1997, recebeu do governo dos Estado Unidos menção horrosa "por abrir novos caminhos nas fronteiras da eletrônica" 
   Em 2014 foi induzida no National Inventors Hall of Fame.
 

Comentários

Postagens mais visitadas