Fibra Kevlar-Stephanie Louise Kwolek

Escrito por:Isabela Rizo

           A fibra Kevlar foi criada enquanto a química Stephanie Louise Kwolek, que trabalhava na empresa DuPont, trabalhava originalmente na criação de um material mais leve para pneus de carro, quando descobriu a fibra. Lançado no mercado em 1982, o Kevlar é um polímero sintético extremamente resistente também conhecido como poliarilamida ou poliaramida.
Equação geral de formação do Kevlar
A empresa existe há mais de 200 anos e traz inovação por meio de diversos produtos de usos diversos. Kevlar é a marca registrada da DuPont, por isso, apenas ela o fabrica. É uma fibra sintética de aramida muito resistente a fogo, resíduos químicos, tempo e impactos, maleável e leve. Trata-se de um polímero cinco vezes mais resistente que o aço por unidade de peso. O kevlar é usado no fabrico de cintos de segurança, cordas, construções aeronáuticas, velas de barcos, coletes à prova de bala, linhas de pesca, alguns modelos de raquetes de ténis, na composição de alguns pneus, capacetes, para fitas de alguns modelos de pedal de bumbo roupas de proteção e telemóveis. O tanque de combustível dos carros de Fórmula 1 e de aviões por exemplo é composto deste material, para evitar que objetos pontiagudos perfurem os tanques no momento da colisão, evitando piores consequências. 
O Kevlar é diferente dos outros polímeros, porque as suas fitas de polímeros se atraem de tal maneira que formam camadas rígidas
É produzido através da reação orgânica de polimerização de um ácido carboico (p-benzenodioico) com de uma amina (benzenodiamina). Durante sua formação ocorre liberação de água e consequente união de várias moléculas dos compostos envolvidos. Como temos várias moléculas do ácido p-benzenodioico e da p-benzenodiamina no meio, cada molécula do ácido é capaz de interagir com duas moléculas da amina e vice-versa. Isso ocorre porque o ácido apresenta duas hidroxilas e a amina possui dois grupos amino. Além da formação das moléculas de água a partir do ácido p-benzenodioico e da benzenodiamina, o carbono da carboxila que perdeu o grupo hidroxila na formação da água liga-se diretamente com o nitrogênio do grupo amino que perdeu um átomo de hidrogênio, formando um monômero que é a unidade ou parte fundamental do polímero Kevlar.

Comentários

Postagens mais visitadas